Coordenação: Prof. Dr. Wagner Lins Lira
Instituição: UFRPE
O grupo busca refletir criticamente sobre as relações entre educação, agroecologia e saberes-fazeres contracoloniais a partir do diálogo entre ciências e tradições, levando em conta os movimentos transculturais e contracoloniais assumidos pelas epistemologias, pedagogias e formas de produção comprometidas com a transformação social. Para tal, se debruça sobre as realidades socioculturais da Região Nordeste, voltando atenção para os Povos Indígenas, as Comunidades Quilombolas e demais agrupamentos étnicos em suas concepções pedagógicas de existência e resistência coletiva, cabendo destacar os saberes-fazeres enquanto manifestações contra hegemônicas respaldadas em preceitos ancestrais e tradicionais. Nestes termos, dedica-se sobre as potencialidades teóricas, metodológicas e empíricas inerentes aos fenômenos das relações étnico-raciais em consonância com ações e políticas por modelos pedagógicos e agroecológicos inclusivos e transformadores.
Linhas de Pesquisa e Atuação:
1. Educação e Saberes-Fazeres Tradicionais
2. Educação das Relações Étnico-Raciais
3. Contacolonialidade e Pedagogias de Resistência
4. Agroecologia e Perspectivas Étnico-Raciais
5. Agroecologia e Saberes-Fazeres Tradicionais
CNPQ: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7786395814775520
Redes sociais: