A política de internacionalização do PPGECI vem se desenvolvendo como uma estratégia para a inserção do Programa no cenário internacional, através do diálogo com centros reconhecidos de ensino e pesquisa.
Objetivos
- Valorizar a inserção de ações voltadas à internacionalização no Planejamento Estratégico Institucional;
- Valorizar a inserção de ações voltadas à internacionalização no Planejamento Estratégico do Programa;
- Estimular o desenvolvimento de pesquisas colaborativas multilaterais;
- Promover a divulgação da produção intelectual, além dos limites nacionais;
- Favorecer a mobilidade de docentes e discentes em colaboração e atuação em instituições estrangeiras.
3. Estratégias
3.1. Dimensão da pesquisa
- Participação em redes e associações de pesquisa internacionais
- Desenvolvimento de pesquisas comparativas;
- Desenvolvimento de projetos de pesquisa com financiamento internacional;
- Realização de projetos de pesquisa com equipe internacional de pesquisadores, docentes e discentes;
- Participação em projetos de pesquisa realizados no exterior.
3.2. Dimensão da produção intelectual
- Produção intelectual em veículos de circulação internacional (indexados no Qualis);
- Produção intelectual com co-produção intelectual com coautoria de pesquisadores sediados em instituição estrangeira.
- Produção intelectual resultante de projetos de pesquisa internacionais colaborativos.
3.3. Mobilidade e atuação acadêmica
No Brasil
- Acolhimento no programa de pesquisadores e docentes visitantes estrangeiros em estágios pós-doutoral;
- Participação de docentes/pesquisadores estrangeiros como membros de bancas de defesa de teses;
- Recepção de pós-graduandos estrangeiros para visitas técnicas, missão de curta duração, doutorado sanduíche nos Programas de Pós-Graduação no Brasil.
No exterior
- Realização pelos docentes permanentes e discentes de estágio/treinamento, visitas técnicas, reuniões de pesquisa e cooperação científica e tecnológica em instituição estrangeira;
- Participação de docentes e egressos do programa em estágio de pós-doutoral/ou estágio sênior no exterior;
- Participação em orientação e coorientação de docentes permanentes do programa em programas de pós-graduação no exterior;
- Atuação de docentes com participação em atividades acadêmicas no exterior (docência, seminários, bancas, comissões, processos seletivos);
- Participação de docentes e discentes na organização de eventos acadêmico-científicos no exterior;
- Participação de docentes permanentes em comitês editoriais e em editoria de periódicos do exterior;
- Participação de docentes em comitês e diretorias de associações, sociedades científicas e programas internacionais;
- Participação de docentes e egressos em cargos relevantes voltados para a política de educação e/ou ciência e tecnologia em agências internacionais;
- Participação de docentes permanentes do Programa como conferencistas ou palestrantes em eventos científicos internacionais relevantes.
- Estabelecimento de convênios com instituições estrangeiras para possibilitar mobilidade bilateral de estudantes e docentes.
3.4. Condições Institucionais
- Disponibilizar estrutura para internacionalização (instâncias na UFRPE e na Fundaj responsáveis por convênios e acordos bilaterais e multilaterais capaz de apoiar a recepção de docentes e discentes estrangeiros);Produção de material de divulgação do PPGECI em outras línguas, inclusive no site e fanpa;
- Divulgação de oportunidades de participação de eventos internacionais e estimular a participação em eventos internacionais (docentes e discentes);
- Organização de eventos internacionais;
- Aproveitamento interno das experiências internacionais obtidas por discentes e docentes (na forma de seminários, colóquios e congêneres).
Algumas ações merecem destaques:
- As docentes Cibele Rodrigues e Patrícia Simões participam do grupo de trabalho Políticas Educativas y Derecho a la Educación no Conselho Latino-americano de Ciências Sociais/CLACSO, sob a coordenação de Cibele Rodrigues e de Nora Beatriz Gluz da Universidad de Buenos Ayres e da Universidad Nacional de General Sarmiento/Argentina. Esse grupo articula investigadores de universidades nacionais de diferentes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Espanha, Haiti, México, República Dominicana, Paraguai e Uruguai.
- O projeto Adaptação dos Cuidadores de Crianças com a Síndrome Congênita da ZikaVírus no Nordeste do Brasil: um estudo de planejamento de intervenção de métodos mistos vem sendo desenvolvido, desde agosto de 2017, com a coordenação da professora Pompéia Villachan-Lyra/Universidade Federal Rural de Pernambuco, o professor Leopoldo Barbosa/IMIPI e a professora Natalie Williams/Universidade de Nembraska. A professora Emmanuelle Chaves/PPGECI, os pesquisadores Christine Marvin e Cody Hollist/Universidade de Nebraska) estão envolvidos também no projeto. Trata-se de uma atividade resultante da parceria UFRPE E universidade de Nebraska/Lincoln. Além da pesquisa, o projeto envolve intercâmbio entre professores e alunos das universidades para participação em eventos e em cursos de formação. O professor Cody Hollis fez uma visita à UFRPE e PPGECI para definições de acordo institucional com o IMIP. A discente Mirella Almeida e a egressa Vanessa Nicolau do PPGECI fizeram visitas à Universidade de Nebraska para participação em eventos e em cursos que darão continuidade aos estudos que vêm desenvolvendo.
- Em 2017 o programa deu início a um acordo de cooperação com a Universidade do Minho. Este acordo foi mediado pelo professor Hugo Monteiro Ferreira, líder do GETIJ - Grupo de Estudos da Transdisciplinaridade, da Infância e da Juventude. O acordo de cooperação com a Universidade do Minho corrobora com o convênio que a UFRPE já possui com a UMinho e possibilita o desenvolvimento de ações no âmbito do intercâmbio de docentes e discentes, a realização de eventos em conjunto, a realização de pesquisas e a realização de publicações.
- Em 2017, o PPGECI, mediado pelos grupos de pesquisa GETIJ e GEPIEDUC, realizou um Seminário sobre Sociologia da Infância, esse Seminário foi ministrado pelo professor doutor Fernando Ilídio Ferreira que, no nosso bando de participantes externos, já se encontra cadastrado. O Seminário durou 12 horas e reunião no PPGECI docentes e pesquisadores de inúmeras IES, de redes públicas de ensino e de instituições da sociedade civil organizada.
- Realização de projetos de pesquisa com equipes internacionais. O Pós-doutorado da Flávia Peres resultou em um projeto de pesquisa com equipes do Chile que está com discentes do PPGECI, com financiamento do CNPq, e ainda publicações de artigos em co-autoria com estrangeiros. Desenvolve um projeto de cooperação internacional propomos aprimorar dois processos metodológicos participativos (Desenvolvimento Educacional de Multimídias Sustentáveis - DEMULTS e Filosofia Ambiental do Campo - FILAC) de desenvolvimento de artefatos materiais e simbólicos, a partir de ciclos de reaplicação das mesmas em territórios latino-americanos distintos, que favorecem a conservação biocultural, potencializada para a transformação social, em harmonia com o desenvolvimento sustentável.
- Projeto de Moisés de Melo Santana (2024-atual), em desenvolvimento na Universidade de Brasília (UnB), sob a supervisão de José Jorge de Carvalho, no Programa de Pós-Graduação em Antropologia, mesmo sendo nacional está em uma rede de pesquisa internacional. O pós-doutorado visa fortalecer a constituição da Cátedra Naná Vasconcelos da Universidade Federal Rural de Pernambuco, suas conexões com a institucionalização das ações afirmativas e com as ações do INCT - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia e Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa, do Ministério de Ciência e Tecnologia e do CNPq. Aprovado um projeto de pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Pernambuco para mobilizar o acervo do artista Naná Vasconcelos (renome internacional).
- Desde 2016, na rede de pesquisa internacional coordenada pelo GESTRADO/UFMG - Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente, que, recentemente, transformou-se em INCT (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia) contando com a inserção de três docentes da Linha de Pesquisa 3 (estudos das políticas). Essa é uma potente rede que tem ampliado o processo de internacionalização, a produção acadêmica, a visibilidade do PPG e a inserção social.
- Atualmente, estão presentes as seguintes universidades internacionais Universidade de Lisboa – Portugal, Université de Strasbourg – França, Universidad Autonoma de Barcelona – Espanha, Pennsylvania State University – Estados Unidos, New York University – Estados Unidos, University of Johannesburg- África do Sul, Universidad de Buenos Aires – Argentina e Universidad General Sarmiento – Argentina, Universidad Austral – Chile. Além das brasileiras: UNEB, UFBA, UnB, UFPel, UFCG, UF de São João Del Rey-MG, UFMS, UEFS. Essa parceria tem gerado diversos impactos na internacionalização no âmbito da pesquisa que incide diretamente na melhoria da formação, na participação e organização de eventos (dentro e fora do Programa), da produção intelectual (em parceria com autores estrangeiros).
A internacionalização de um programa como o PPGECI se dá numa linha de troca e experiência que pensa o quanto é importante que as relações internacionais entre as IES e centros de pesquisa do Sul do Planeta estejam cada vez mais intensificadas. Ao mesmo tempo, as relações com a Ásia e com a África. Aprimorar contatos com docentes e pesquisadores desse áreas geográficas é uma de nossas intenções.